O diabetes afeta o controle da glicemia (glicose no sangue). Quanto maior a quantidade de açúcar no sangue maior o risco para nossos tecidos.
O aumento do açúcar no sangue pode ocorrer de uma hora para outra, e isso pode causar danos no corpo como cegueira ou até coma, ou pode ser gradual.
O pé diabético
O açúcar elevado por muito tempo causa danos aos nervos trazendo sintomas como perda de sensibilidade, formigamento e dificuldade de cicatrização nas extremidades como mãos e pés. Isso caracteriza o quadro de pé diabético.
Quando se perde a sensibilidade local, o risco de bater os pés contra paredes e móveis aumenta. Esses traumas acabam precipitando as úlceras, agravando o quadro já existente.
Além dos sintomas já citados, ainda podem ocorrer sensação de queimação, agulhadas e dormência nos pés e nas pernas. Também pode ocorrer fraqueza nas pernas.
Prevenção do pé diabético
É muito importante falarmos sobre a prevenção do pé diabético para que você possa controlar essa condição e ficar atento, evitando assim agravamento do quadro.
Previna-se da seguinte forma:
- Examine os pés diariamente em local bem iluminado. Se você não tiver condições de fazê-lo, peça ajuda de alguém para verificar a existência de feridas ou alterações de cor. Uma dica é usar um espelho para ter uma visão completa.
- Mantenha sempre os pés bem limpos e secos.
- Mantenha os pés hidratados, porém sem passar creme entre os dedos para evitar fungos.
- Use meias sem costuras ou com as costuras para o lado de fora. As costuras das meias podem machucar os pés sem você notar.
- Dê preferência para meias de tecidos de algodão ou lã, evitando sintéticos como nylon que absorvem muito suor.
- Evite idas à manicure ou pedicure, dando preferência a um profissional treinado como um Podólogo profissional.
- Não ande descalço para evitar ferimentos.
- Dê preferência a calçados macios e com solados firmes.
- Verifique diariamente se a pele dos pés está íntegra. Toque e observe bem seus pés todos dias, prestando atenção se há cortes, hematomas, edemas (inchaços) ou alguma área mais sensível.
- Controle a taxa de açúcar. Em geral, os níveis recomendáveis de glicose no sangue não devem ultrapassar de 130 mg/dl em jejum e antes das refeições, e abaixo de 180 mg/dl após duas horas depois das refeições. No entanto, procure orientação médica para manter esses níveis dentro do recomendado.